A redução dos acidentes, no trânsito de Manaus, foi discutida, na manhã desta quinta-feira (11), em um worwshop, que reuniu várias entidades municipais, estaduais e federais.
Coordenado pelo Projeto Vida no Trânsito, da Secretaria Municipal da Saúde (Semsa), o workshop teve a participação de instituições de diversos segmentos, principalmente do trânsito, infraestrutura, saúde, educação, saúde e segurança pública, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF)e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
O objetivo foi discutir ações integradas, que possam ser desenvolvidas por todas as instituições parceiras, nos setores governamental e não governamental, subsidiando o gestor de propostas de políticas de prevenção a acidentes de trânsito com vítimas graves e fatais, e executadas, já partir de 2015.
O Projeto Vida no Trânsito, que conta com o apoio do Ministério da Saúde, tem a finalidade de fortalecer as políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito, nas principais capitais brasileiras, com o desenvolvimento de programas e projetos de intervenção, priorizando os fatores de risco e grupos mais vulneráveis.
De acordo com o instituto municipal de engenharia e fiscalização do trânsito (Manaustrans) o número de mortes no trânsito de Manaus subiu 7,4%, nos primeiros seis meses de 2014, em comparação com o mesmo período de 2013. No ano passado, foram 112 mortes, contra 131, este ano, até o momento.