A Polícia Federal no Amazonas cumpriu, na manhã desta quinta-feira (20), três mandados judiciais em Manaus, contra suspeitos de envolvimento em desvio de dinheiro público e direcionamento de licitações no Estado.
A Operação Platéias foi coordenada pela PF em Rondônia. Além da capital do Amazonas, a assessoria de comunicação da PF-RO informou que mandados também foram cumpridos nos Estados do Acre, Bahia, Goiás, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e no Distrito Federal, além da Espanha.
De acordo com PF, O prejuízo aos cofres públicos, apenas em Rondônia ultrapassa R$ 57 milhões e, até o governador Confúcio Moura, é suspeito de envolvimento no esquema e teve de ir à sede da Polícia Federal em cumprimento a mandado de condução coercitiva.
Segundo a coordenação da Operação Plateias, no total, foram cumpridos 193 mandados judiciais: 163 pessoas foram conduzidas coercitivamente, foram feitas 26 buscas e 4 prisões temporárias. O balanço das ações será divulgado ainda hoje, pela PF em Rondônia.
As investigações da operação, que começaram em 2012, apuraram que empresas interessadas em participar de licitações Governo de Rondônia tinham de fazer doações financeiras – formal ou informalmente – para campanhas eleitorais. Em processo direcionado, apenas as empresas que faziam parte do esquema criminoso venciam os certames.
Em alguns casos, o esqema utilizava a opção de dispensa de concorrência pública.
As investigações também confirmaram pagamentos indevidos a agentes públicos e a criação de um “fundo de propina” que pode ter movimentado até R$ 2 milhões por mês.