Com meta de atender a cerca de 300 apenados dos diversos estabelecimentos prisionais da capital e do Interior do Estado, o Governo do Estado do Amazonas, por intermédio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) lança, neste sábado (9), a 3ª edição do Projeto ‘Dignidade Carcerária’.
O projeto, que visa a ressocialização de albergados e apenados do sistema penitenciário, teve início em 2013, na antiga Casa do Albergado e, em 2014, foi expandido para outras unidades prisionais. O evento de lançamento será às 10h, na sede da Seap, na Rua Gabriel Salgado, Centro da capital.
Nas edições anteriores, foram promovidos cursos de formação profissional básica como office-boy, conservação e limpeza, Auxiliar Administrativo, Recepcionista e Telefonista, Hotelaria, Beleza da Mulher, Maquiagem, entre outros, atendendo, nos anos de 2013 e 2014, um total de 311 apenados do sexo masculino e feminino, que receberam certificados profissionais.
A iniciativa tem parceria com a Organização Cívica da Amazônia (OCA), que aplica cursos de capacitação profissional e desenvolve atividades que possam contribuir para a ressocialização dos internos, disponibilizando o material didático necessário e os instrutores para aplicação dos cursos e oficinas.
São beneficiados com as ações do projeto os apenados que possuem bom comportamento e que estão em vias de progressão de regime ou cumprindo penas alternativas com restrição de final de semana.