Mais de 3 milhões de filhotes de quelônios foram devolvidos à natureza em 16 anos de “Pé de Pincha”. Patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o projeto retoma, neste mês, a soltura de quelônios (tartarugas e tracajás da Amazônia) em dois Estados da região Norte: Amazonas e Pará. As ações, que começaram no dia 13 de março, seguem até 28 do mesmo mês, nas cidades de Nhamundá, Barreirinha, Maués, Itacoatiara e Parintins, no Amazonas, e de Juruti e Oriximiná, no Pará. As atividades envolverão 22 comunidades ribeirinhas.
A meta para 2015, segundo o coordenador do “Pé de Pincha”, professor Paulo Machado, é resgatar cerca de 300 mil filhotes. Nesse período, o grupo desenvolverá ações de conscientização ambiental com a participação de 2 mil famílias ribeirinhas, em 118 localidades.
Coordenado pelo programa de extensão da Universidade Federal do Amazonas, o projeto Pé de Pincha trabalha o manejo sustentável dos animais por meio de monitoramento e pesquisas científicas, que objetivam a preservação das espécies tracajá (Podocnemis unifilis), tartaruga da Amazônia (P. expansa), iaçá ou pitiú (P. sextuberculata), irapuca ou calalumã (P. erytrocephala) e o cabeçudo (Peltocephalus dumerilianus).
Programa Petrobras Socioambiental
Por meio do Programa Petrobras Socioambiental, a Petrobras investe em projetos de todo o país, com foco nas linhas de atuação: Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte.