Promover aproximação com a comunidade e estimular a leitura, o lazer e a cultura entre as crianças atendidas por instituições não governamentais, visando a melhoria da qualidade de vida delas. É o objetivo do projeto Refriteca, que vai ser lançado nesta sexta-feira (10), às 9h, pelo Governo do Estado, por meio do Fundo de Promoção Social (FPS), em parceria com a empresa Electrolux.
No Amazonas, o FPS ajudou na busca por ONGs que trabalham diretamente com esse público. A primeira instituição a receber o Refriteca em Manaus, será a Inspetoria Salesiana da Amazônia – Obras Sociais de São José Operário do Aleixo, localizada na rua Paracucuba, nº 178, São José I, zona leste.
O Refriteca é um refrigerador transformado em uma minibiblioteca que irá circular pelos projetos sociais de contraturno/escolas da região.
O refrigerador-biblioteca foi montado por meio de doações e compras que a própria empresa fez. O acervo será formado por mais de 50 livros diversificados, composto de obras de literatura infanto juvenil, literatura em geral, biografias, obras de referência, obras de culinária, artes, artesanato, religião, política, esporte, música, saúde, livros informativos, periódicos, além de diferentes materiais de leitura, como revistas e gibis.
O tempo de permanência da minibiblioteca no projeto social de contraturno/escola é de 30 dias. Após este período, o refrigerador-biblioteca será retirado e levado para outra escola/instituição cadastrada pelo FPS.