Conter tendência de desemprego, no Polo Industrial de Manaus (PIM), que está próxima de 10 mil demissões, neste ano. É o objetivo do Programa Bolsa Qualificação, que a Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) está aplicando em Manaus.
De acordo com a Setrab, o programa substitui a demissão pela suspensão de contrato de trabalho, no tempo proposto pela empresa, de 2 a 5 meses, sem interrupção dos vínculos trabalhistas e adicionando benefícios ao trabalhador, como o desembolso do Seguro Desemprego. Além disso, o trabalhador participa de cursos de qualificação profissional continuada, com a possibilidade de retorno ao trabalho, se, ao longo do tempo estabelecido, a empresa recompor suas linhas de produção.
Nesta semana, a Setrab, que habilita o programa, já implantou o Bolsa Qualificação em 3 empresas do PIM e, nesta quinta-feira (21), a partir das 13h30, no escritório central do Sistema Nacional de Emprego (SINE/AM), na avenida Joaquim Nabuco, 787, Centro, zona Sul, concluirá um acordo entre empresa e trabalhador, totalizando, nas quatro intervenções, a manutenção de 327 empregos.