Os 113 profissionais do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, que chegaram a Manaus neste fim de semana, iniciam, nesta terça-feira (29), do uma capacitação de nivelamento, organizada pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT/HVD) e Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), órgãos do Governo do Estado.
Os médicos, incluindo estrangeiros e brasileiros com formação no exterior, chegaram a Manaus divididos em dois voos da Força Aérea Brasileira (FAB) – um na manhã de sábado (26) e outro na manhã deste domingo (27). No aeroporto Ponta Pelada, localizado na zona Sul da cidade, foram recepcionados pelo secretário especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antonio Alves, e pelo Secretário Estadual da Saúde, Wilson Alecrim.
Dos 113 profissionais, 15 irão atuar na capital, quatro nos Distritos de Saúde Especial Indígena (DSEIs) do Alto e Médio Solimões e os demais distribuídos por 37 municípios do interior do Estado. Wilson Alecrim explica que o curso tem como ênfase as doenças típicas da região amazônica. O treinamento acontecerá em horário integral, no auditório do Centro Universitário Nilton Lins, no Parque das Laranjeiras.
Sobre o treinamento que inicia na terça-feira, Wilson Alecrim frisou que a capacitação terá o mesmo conteúdo da que foi realizada, no mês de setembro, para os primeiros 75 profissionais estrangeiros enviados pelo “Mais Médicos” ao Amazonas. Antes de serem enviados aos estados, todos os médicos estrangeiros passam por um treinamento padrão, organizado pelo próprio Ministério da Saúde. “O treinamento complementar oferecido pelo Governo do Amazonas tem a finalidade de atualizar os conhecimentos dos profissionais em relação aos dados epidemiológicos das doenças infectoparasitárias e tropicais, típicas da região amazônica”, destacou Alecrim.
Temas como Hepatites, Febre Amarela, Leptospirose, Doenças Diarreicas Agudas, Febre Tifoide, Leishmaniose, Doenças Sexualmente Transmissíveis e Doenças de maior ocorrência no período das cheia e seca dos rios amazônicos integram o conteúdo do treinamento ministrado aos médicos pelo Governo do Estado. Além disso, os profissionais também receberão informações sobre o funcionamento do projeto de Telessaúde e do Sistema de Regulação (Sisreg) e dos principais programas de saúde executados pelo SUS. “O objetivo é dar uma visão bem completa sobre o funcionamento dessas ferramentas e dos programas de saúde, que darão o suporte e irão orientar o trabalho desses profissionais nos municípios, no âmbito da Atenção Básica”, disse Alecrim.
No dia 1º de novembro, haverá o encerramento da fase de treinamento em Manaus, e os profissionais deverão começar a seguir para os municípios e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), em que irão atuar, na Atenção Básica.
Até o momento, o Amazonas recebeu 207 profissionais do Programa Mais Médicos. De acordo com Wilson Alecrim, a expectativa é de que este número chegue a 400 profissionais, até o final deste ano, e a 600 até abril de 2014.