21/06/13 – Profissionais da área médica do Amazonas estão sendo capacitados para a realização de transplantes de fígado. A meta, segundo o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, é realizar o primeiro transplante ainda este ano. A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) está sendo preparada para isso.
Na quinta (20)e sexta-feira (21), no Hospital Adriano Jorge, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e a Central de Transplantes promoveram uma Reunião de Trabalho sobre Transplante Hepático. A atividade, liderada pelo médico Tércio Gezini, contou com profissionais do Grupo Hepato, especializado no estudo e tratamento clínico e cirúrgico de doenças do fígado, pâncreas e demais afecções do Aparelho Digestivo.
A reunião teve a participação de médicos especialistas da Fundação, psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, além do corpo administrativo, visando finalizar processos de gestão para a realização dos primeiros transplantes de fígado no Amazonas. Além das pautas de gestão, a equipe realizou checagem do material necessário para transplantes e o credenciamento do Hospital Adriano Jorge e equipe técnica. Foi realizado treinamento com especialistas de São Paulo, em Ultrassom com Doppler e também em Psicologia e Fisioterapia na UTI.
Já estão planejados os próximos treinamentos, no final de junho, abordando temas como o Uso Adequado do Equipamento de Proteção Individual, Contaminação Cruzada, Uso do Desfibrilador e também a Simulação de Protocolos para Receber Órgãos e Implantação de Formulários”.
Estatísticas
Atualmente, o Estado do Amazonas realiza transplantes de rim e de córnea partir de doador falecido e de rim entre vivos. As estatísticas da Coordenação Estadual de Transplantes mostram que até o mês de maio deste ano foram realizados 947 transplantes de córnea e 63 transplantes de rim a partir de doador falecido.