Um grupo de professores das redes pública municipal e estadual realizou um ato de protesto em frente à sede da Prefeitura de Manaus, na avenida Brasil, no bairro Compensa, zona Oeste da capital, na manhã desta quinta-feira (16).
Os educadores, que estão em campanha salarial, reivindicam 20% de reajuste. Segundo o professor Jonas Araújo, esse percentual foi aprovado em Assembleia da categoria, no início do mês passado.
O grupo de educadores faz parte do Movimento Vem pra Rua pela Educação. Os professores prepararam uma pauta de reivindicações que foi entregue tanto na sede do Governo do Estado quanto na sede da Prefeitura. O professor Jonas Araújo explicou que no documento, estão exigências como reajuste no auxílio alimentação, melhorias no ManausMed e Transparência nas verbas do Fundo Nacional do Ensino Básico (Fundeb).
Ainda pela manhã, em outra manifestação, em frente à Prefeitura, famílias que ocuparam uma área no Tarumã, na zona Oeste da cidade, há quatro anos, também fizeram cobranças ao poder público por moradia.
Segundo a autônoma Mara Vasconcelos, as mais de 300 famílias vão ter que deixar o local. A reintegração de posse da área, disse ela, está prevista para a próxima semana.