Com os projetos “Leitura e Escrita: Uma Viagem fascinante” e “Educação Para o Trânsito na escola: Uma questão de direitos humanos”, a professora da rede municipal Soraya Freire, que leciona na Escola Municipal Thomas Meirelles, bairro Petrópolis, zona Sul de Manaus, foi premiada na 2º e 4º Edição do Prêmio Professores do Brasil, do Ministério da Educação (MEC).
Por conta desses prêmios, a educadora foi uma das convidadas pelo Ministério da Educação para participar de uma mesa redonda, que acontece no próximo dia 25, em Brasília.
Soraya vai estar ao lado de professores de unidades de ensino de todo o país, que irão apresentar suas conquistas e falar da importância do reconhecimento dos seus trabalhos. Em seguida, os educadores gravarão programas para o canal de educação TV Escola, relatando o impacto das experiências na profissão.
A premiação Professores do Brasil tem como objetivo reconhecer o trabalho dos educadores da rede pública que, no exercício da atividade, contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no Brasil.
Para Soraya, a oportunidade é uma forma de divulgar as ações desenvolvidas pela escola, o apoio recebido da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e incentivar os outros professores a continuarem acreditando no ensino como uma forma de mudança na sociedade.
“Quando percebemos que o nosso trabalho tem uma dimensão e o poder de transformar a vida de uma pessoa, vale a pena mostrar aos outros colegas que nós podemos fazer a diferença.”
Soraya, atualmente, leciona para o 4º ano do Ensino Fundamental, com uma turma de 24 alunos e na Festa Junina da escola desenvolveu o projeto Thomás no Arraial, onde foram trabalhados os gêneros textuais. O próximo projeto já está sendo desenvolvido e terá como tema Folclore: Cultura Popular, comemorado no dia 22 de agosto.
Para a docente, trabalhar por meio de projetos é uma forma de envolver toda a escola, possibilitando um diálogo com o currículo pedagógico de maneira transdisciplinar e transversal que envolva a família e a comunidade, viabilizando ações dinâmicas e inovadoras, fazendo com que o professor seja um eterno pesquisador, além de estimular outros colegas na busca de algo diferente.