Produção rural: 20 mil agricultores do Interior do Amazonas são beneficiados com recursos exclusivos para o setor primário

É a primeira vez que o Fundo de Promoção Social (FPS) elabora um edital exclusivo para atender esse segmento. Gente humilde de comunidades distantes como as do município de Itamarati, a cerca de 1000 km de Manaus, que dificilmente recebem apoio do poder público.

Famílias inteiras puderam propor projetos para a melhoria da produção agrícola e o escoamento do que produzem. No total, foram apresentados 68, mas apenas 36 projetos foram aprovados. Representam pouco mais de 3 milhões de reais em investimentos. Dinheiro que vai beneficiar 20 mil pessoas de vários municípios do Interior do Estado.

A assembleia do FPS que bateu o martelo sobre os projetos beneficiados foi nessa terça-feira  (20), na sede do Governo, no bairro Compensa, zona Oeste de Manaus. A secretária executiva do Fundo, Vania Cyrino, destacou o momento de comemoração dos beneficiados.

“É um marco! Estamos muito felizes. Infelizmente, apesar de nós já termos feito uma capacitação junto com o Centro de Mídias da Seduc, tentando levar a eles como participar de editais, eles ainda têm muitas dificuldades de compreender determinados instrumentais e se estruturarem juridicamente. São 36 instituições, mais de R$ 3 milhões investidos e mais 20 mil pessoas que vão ser beneficiadas.” 

A comissão que avaliou os projetos têm representantes de várias secretarias estaduais. Boa parte dos recursos vai para compra de equipamentos e veículos para o escoamento da produção agrícola desses locais. O presidente do Instituto de Desenvolvimento da Amazônia (IDAM), Lucio Flávio do Rosário, destacou a iniciativa inédita.

“Até uma roçadeira já faz uma diferença. A gente vê aí, contemplando cooperativas e associações com caminhões, tratores, micro-tratores, pulverizadores – isso representa muito e é de grande importância se as prefeituras, por meio dos prefeitos e secretários de produção entenderem bem isto, para buscar uma parceria com as associações para melhorar as estradas vicinais, já é um grande avanço, um grande marco para o Governo do Estado.” 

 

No ano, o valor de recursos liberados pelo fundo de promoção social para atividades assistenciais soma mais de R$ 50 milhões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *