Um princípio de incêndio na Escola Municipal Francinete Rocha Brasil, localizada na comunidade Nova Floresta, bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, na manhã desta quarta-feira (12), obrigou a Secretaria Municipal da Educação (Semed) a suspender as aulas até a próxima segunda-feira (18).
De acordo com a Semed, o incêndio foi identificado por um servidor da escola, por volta das 9h, dentro da sala de aula de número 12, no segundo piso da unidade. Não houve vítimas.
Ainda de acordo com a Semed, na ocasião, as crianças estavam fora da sala de aula, no horário do intervalo. O funcionário que identificou o ocorrido desligou, automaticamente, a chave geral e acionou o Corpo de Bombeiros, que chegou ao local em seis minutos.
A direção da escola acionou a Polícia Militar (PM) e, imediatamente, retirou todos os alunos e demais servidores com segurança do prédio. As crianças foram encaminhadas, por meio de um cordão, à Escola Municipal Nossa Senhora de Aparecida, próxima ao local do ocorrido.
Em nota, a Semed confirmou, a suspensão das aulas na unidade escolar, até a próxima segunda-feira (18), e informou que uma equipe de engenharia da secretaria já foi encaminhada para identificar as causas do ocorrido e solucionar o problema. As aulas suspensas vão ser repostas.
A Escola Municipal Francinete Rocha Brasil tem 12 salas de aula e atende em torno de 700 alunos, no turno matutino, dos quais quatro turmas são de Educação Infantil e oito de Ensino Fundamental.
De acordo com a assessoria do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), quando a equipe chegou à escola, o prédio já tinha sido evacuado. A assessoria informa, ainda, que havia apenas fumaça, que teria surgido do condicionador de ar da sala 12. A equipe do CBMAM fez o rescaldo no aparelho.