Com informações de Samara Souza
10/04/13 – Vencer os processos burocráticos. Esse é o maior desafio que o novo reitor da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) vai ter que superar, daqui p’ra frente, principalmente, para contratar novos professores e reequipar os laboratórios das unidades.
Cleinaldo Costa, que esta há duas semanas à frente da reitoria da instituição, concedeu, na manhã desta quarta-feira (10), a primeira entrevista coletiva dele, na sede da instituição, na avenida Djalma Batista, anunciou, também, a reforma pedagógica dos 53 cursos de graduação ofertados atualmente pela Universidade, na capital e Interior do Estado.
Com relação às primeiras atividades realizadas desde que assumiu a reitoria, Cleinaldo Costa ressaltou que, uma das prioridades, é dar maior celeridade aos processos administrativos, especialmente com relação à lotação de professores em salas de aula.
“Temos um processo seletivo simplicado com vistas à contratação de perto de 100 docentes, para cobrir as áreas mais críticas em toda a UEA e sxiste um processo de concurso para a carreira de docente permanente, em curso, que prevê a contratação de 300 docentes, até o final de 2013.”
O reitor também destacou que está visitando todas as unidades, tanto da capital quanto do interior do Estado, para saber das demandas e necessidade de cada núcleo acadêmico.
O reitor informou, ainda, que todo o processo administrativo para a eleição direta do reitor da Universidade já está em curso. A tão esperada eleição direta para reitor da UEA deve acontecer em 2014.
O novo reitor da UEA é professor de carreira da instituição e foi diretor da Escola Superior de Ciências da Saúde.
Cleinaldo Costa é doutor em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e mestre em cirurgia vascular pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM).