Primeiro Mestrado Profissional em Cirurgia do Amazonas inicia atividades

O Programa de Pós-Graduação em Cirurgia (PPGRACI), da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas, deu início às atividades do primeiro curso de pós-graduação stricto sensu, na área cirúrgica autóctone do Amazonas: o Mestrado Profissional em Cirurgia.

A aula inaugural aconteceu na terça-feira (8), no auditório do Centro de Ensino e Pesquisa, do Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM).

Na solenidade de abertura do período letivo, estiveram presentes a reitora da UFAM, professora Márcia Perales, o vice-reitor, professor Hedinaldo Lima, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Gilson Monteiro, o diretor do HUFM, professor Ivan Tramujas, a coordenadora da área Medicina III da Capes, professora Lydia Masako, e o secretário de Saúde do Estado do Amazonas, doutor Pedro Elias.

O Mestrado Profissional em Cirurgia da UFAM, nasceu com o conceito 3 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O desafio para os próximos anos é alcançar o conceito 5, a nota máxima que os mestrados profissionais podem atingir no Brasil. Para a Reitora da UFAM, esse desafio requer um esforço coletivo. “Tenho a convicção que nós reunimos todas as condições de avançar, galgar esses outros conceitos, que não são de responsabilidade exclusiva de um ou de outro, mas do coletivo que passa, hoje, a ser corresponsável por um processo de consolidação e qualificação desse curso”, enfatiza a professora Márcia Perales.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *