Está marcada para o dia 19 de julho a entrega da primeira galeria popular, a Galeria Espírito Santo, situada na rua Joaquim Sarmento com 24 de Maio, no Centro.
O local vai receber 323 camelôs. Destes, 220 estão alocados no camelódromo provisório da Epaminondas e 103 estão deixando a Rua Henrique Martins e a Praça Dom Bosco.
Camelô há 10 anos, Antônia da Silva acredita que a vida dela vai mudar e para melhor com a ida para a Galeria.
Segundo o secretário municipal do Centro (Semc), Glauco Francesco, a Semc já se comprometeu em dar todo o suporte aos camelôs, durante o processo de mudança.
Ressaltou, ainda, que, além dos boxes, o espaço vai ter uma área de serviços para população.
A Galeria dos Remédios, que fica no antigo Posto 7, na avenida Miranda Leão tem previsão de entrega para setembro. O local vai receber 361 camelôs e ainda vai abrigar a sede do Pronto Atendimento ao Cidadão, o PAC, que hoje atende no Porto de Manaus e recebe, em média, 22 mil pessoas por mês.
O local vai ter ainda loteria, banco, farmácia popular e um ponto para venda de passagens dos barcos que fazem viagens ao interior. Mas o grande atrativo do local vai ser mesmo a praça de alimentação e o mirante que vai possibilitar uma bela visão do rio negro aos visitantes.
O presidente do sindicato dos Ambulantes, José Assis, afirmou que todo o processo de construção está sendo acompanhado de perto pelos camelôs.
O titular da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seminf), Luiz Borges, ressaltou que, na zona Leste, a Seminf trabalha no processo de terraplanagem da área na qual vai ser erguido o Shopping T4, que vai ficar em frente ao Terminal de Integração do Jorge Teixeira e vai abrigar mais 761 camelôs.