A Previdência de Manaus iniciou o ano registrando R$ 950,8 milhões na carteira de investimento em janeiro, um aumento de 3,38% em relação a dezembro de 2017, quando o patrimônio fechou em R$ 919,7 milhões. A informação foi um dos dados apresentados nesta terça-feira (6/3), pelo diretor-presidente da Manaus Previdência, Silvino Vieira, aos servidores da autarquia durante o 4º Curso de Formação da Carreira Previdenciária/Orientações Estratégicas de Governo.
O resultado, segundo Vieira, foi possível graças a uma atitude menos conservadora em relação aos investimentos. “Investimos mais em renda variável, de forma bem mensurada, pois é onde se consegue um resultado melhor. Arriscamos um pouco mais do que vínhamos fazendo. Nossa postura era muito conservadora e a mudança de atitude propiciou resultados melhores” explica.
Por enquanto, a previdência ainda não tem os números de fevereiro, devido os prazos que as administradoras e gestoras dos fundos possuem para fechar seus extratos, em torno de 10 dias úteis após o término do mês.
Gestão
O desempenho da carteira da Manaus Previdência está englobado no módulo sobre gestão administrativa, financeira, orçamentária e atuarial do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), ministrado por Vieira. Foram demonstrados como são geridos esses recursos, incluindo contratações e aquisições nos últimos períodos. “O objetivo é repassar aos servidores as informações sobre o estado atual do RPPS, assim como o planejamento para o futuro”, resumiu.
Ações como investimentos, receitas e despesas são acompanhadas permanentemente por indicadores com as respectivas metas. “Isso nos permite chegar no balanço anual com nossas contas aprovadas pelo Conselho Fiscal-Cofis, como aconteceu no início desta semana”, lembra o diretor-presidente.
O curso de formação começou na segunda-feira, 5/3, e termina no dia 18 de abril, com a entrega dos certificados aos participantes. Composto de 15 módulos, o curso continua nesta quarta, 7/3, com o tema “Ferramentas gerenciais para a qualidade”, sob a responsabilidade da assessora técnica da Manaus Previdência, Marcia Assunção.