O governador José Melo (PROS), garantiu, nesta quarta-feira (29), que não mandará à Assembléia Legislativa do Estado (ALEAM), nenhum projeto que venha reduzir os níveis de conquistas dos servidores públicos do Amazonas.
O governador disse, ainda, que encara com naturalidade as manifestações dos servidores públicos amazonenses por melhorias salariais. As declarações foram feitas antes da cerimônia de investidura do médico Nelson Fraiji, reeleito para mais um mandato na presidência da Fundação de Hematologia e Homoterapia do Amazonas (FHemoam).
Melo, que deu posse a Nelson Fraji, falou sobre as manifestações desta terça-feira (28), dos servidores da educação e da segurança pública, em defesa do reajuste dos salários.
“Eu encaro com muita naturalidade, muita tranquilidade, até porque essa manifestação serviu para esclarecer aos servidores de um modo geral e à população, o momento difícil que a gente está vivendo. Deus está nos impondo um ano difícil para todos nós, um ano que os leva a tomar decisões que não são do governador, mas impostas pela própria lei, mas tenho certeza que os servidores vão me permitir aquele prazo que eu pedi até setembro. Se, até lá, a receita do Estado voltar a crescer e eu tiver elasticidade entre a receita do Estado e a Lei de Responsabilidade Fiscal, eu sentarei de novo à mesa com os servidores, para que a gente possa, juntos, ver que tipo de novas conquistas podemos ter para eles.”
Segundo Melo, ele não tem nenhuma intenção de reduzir os níveis de conquistas dos servidores públicos estaduais. “Queria reafirmar, aqui, a minha disposição de não mandar para a ALEAM nenhum projeto de lei (PL) que venha reduzir os níveis de conquistas que os servidores já tiveram até hoje!”
O governador pediu um pouco mais de paciência e confiança na administração dele. “Peço a todos a paciência de, lá na frente, se as coisas realmente votarem à normalidade, a gente volta a fazer as promoções, as conquistas todas, porque essa é vontade do meu governo, minha vontade pessoal. Se não fosse assim, eu não teria ajudado a construir as leis, para garantir ao servidor do Amazonas as conquistas que têm, até hoje!”
Fundação Hemoam
A Fundação Hemoam recebeu investimentos para ampliar atendimento e pesquisas, nos próximos quatro anos. As metas foram divulgadas pelo governador José Melo, durante a posse do médico Nelson Fraiji para o novo mandato.
Eleito pelos servidores da instituição para mais quatro anos à frente da FHemoam, depois de enfrentar um processo difícil, em que a primeira eleição chegou a ser até anulada, Fraiji se manifestou otimista, em relação aos próximos anos de trabalho.
O governador destacou os investimentos que serão empregados no Hemoam. Segundo ele, mais de R$ 97 milhões dos Governos do Estado e Federal serão aplicados na ampliação da capacidade de estrutura e tecnologia do hemocentro amazonense.
A principal obra é o novo Hospital do Sangue de Manaus, que está em construção no local onde funcionava o Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro e vai ser integrado ao complexo do Hemoam.