Reconhecidos como os principais líderes da facção criminosa Família do Norte (FND), Gelson Lima Carnaúba, o ‘Cabeça’ ou ‘Cê’, e Francinaldo dos Santos Silva, o ‘Cinta Larga’, foram presos na última quinta-feira (7), em Natal, no Estado do Rio Grande Norte. A prisão da dupla foi resultado de uma ação conjunta entre as policiais federais do Amazonas e do Rio Grande.
Foragido do sistema prisional do Amazonas desde 2014, Gelson Carnaúba é acusado de comandar uma rebelião com vários mortos, em maio de 2002, no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), onde cumpria pena de 120 anos.
A ligação de Carnaúba e Francinaldo com o tráfico de drogas era investigada pela Delegacia de Repressão e Prevenção a Entorpecentes da Polícia Federal no Amazonas (DRE-AM). Carnaúba foi preso ao desembarcar de um voo vindo do Rio de Janeiro (RJ), portando uma identidade falsa com o nome de‘Rafael Albuquerque Gomes de Oliveira’.
De acordo com a DRE-AM, Francinaldo, que o esperava no aeroporto, também foi preso, usando o nome de ‘Tiago dos Santos Silva’.
A dupla não tem previsão de transferência para Manaus. Acusados de vários crimes na capital do Rio Grande do Norte, os Carnaúba e Francinaldo vão ficar no presídio do Estado à disposição da Justiça.