Ao menos três municípios do Estado do Amazonas decretaram situação de emergência seis vezes nos últimos seis anos, segundo informações disponíveis no site da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.
As cidades de Anamã, Careiro da Várzea e Manacapuru decretaram situação de emergência por problemas de erosão fluvial ou enchentes.
Outros oitos municípios amazonenses decretaram emergência cinco vezes, desde 2009. São eles: Caapiranga, Guajará, Iranduba, Nhamundá, Olinda do Norte e Santo Antonio do Iça.
Com as decretações de emergência, as prefeituras podem contratar serviços e adquirir produtos sem licitação. No entanto, a legislação determina que os serviços e produtos deve atender exclusivamente as necessidades das famílias atingidas pelos desastre.
Na primeira semana de fevereiro deste ano, cinco municípios do Estado decretaram situação especial em função da cheia. Em Itamarati, Eirunepé, Guajará, Ipixuna, e Envira, mais de nove mil famílias foram atingidas pela enchente dos rios da calha do Juruá. As informações da Defesa Civil do Amazonas.