22/03/13 – A Prefeitura de Manaus vai multar a concessionária de águas e esgoto, Manaus Ambiental, pelo rompimento de mais uma adutora, a terceira, em menos de seis meses.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira, pelo vice-prefeito e titular da Secretaria Municipal da Infraestrutura e Habitação (Seminfh), Hissa Abrahão, que esteve no local do acidente, na Avenida Coronel Teixeira, onde acompanhou as primeiras ações da prefeitura para tentar amenizar os problemas.
Ele verificou os prejuízos e coordenou os trabalhos da prefeitura, que atua na área com equipes da Defesa Civil do Município e Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans).
Além de ser multada e de ter que tomar medias para evitar novos acidentes, Hissa disse, também, que a concessionária terá de pagar indenizações às famílias afetadas.
Por outro lado, a previsão da Manaus Ambiental era de que os serviços de recuperação da adutora fossem concluídos até a madrugada desta sexta-feira. O trecho da Avenida São Jorge, que cedeu, deve ser recuperado e liberado para o tráfego ainda agora pela manhã.
A transportadora Jorpam e a casa noturna Porão do Alemão foram atingidas pela força da água e devem ficar interditadas por tempo indeterminado para a realização de obras.
Doze casas que ficam na Rua Agostinho Pereira também foram afetadas. Quatro ficaram totalmente alagadas, com prejuízos às famílias.
De acordo com o diretor técnico da Manaus Ambiental, Arlindo Sales, uma oscilação de energia na Estação de Tratamento da Ponta do Ismael pode ter causado o rompimento da adutora.
Ele disse que a tubulação naquela área foi instalada em 1983 e será avaliada a possibilidade de troca por uma nova.
Segundo informações da Manaus Ambiental, o rompimento da adutora prejudicou o abastecimento de água nas zonas Centro-Oeste e Norte, afetando cerca de 500 mil pessoas.
O incidente também atrapalhou o trânsito na área. Agentes do Manaustrans sinalizaram e fizeram a orientação dos motoristas.