A Prefeitura de Manaus decretou luto oficial por três dias, em razão do acidente ocorrido na noite desta sexta-feira (28), no qual morreram 14 pessoas e 19 ficaram feridas.
O acidente foi na Avenida Djalma Batista, entre um micro-ônibus e um caminhão do consórcio Etacom, terceirizado para a prefeitura e ocorreu às 20h22, exatamente 12 minutos após o motorista da caçamba pertencente à terceirizada, Osias Costa, deixar a garagem na qual estava o veículo para cumprir o terceiro turno em uma obra na própria Djalma Batista.
De acordo com a prefeitura, quinze ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas, para o socorro às vítimas. A maioria dos feridos foi encaminhada para os prontos-socorros João Lúcio e 28 de Agosto – cinco receberam alta no 28 de Agosto ainda na noite desta sexta-feira.
Em conexão em São Paulo, de onde seguiria viagem para cumprir agenda oficial, o prefeito Arthur Virgílio Neto cancelou os compromissos e resolveu retornar imediatamente à capital do Amazonas.
Para atuar na assistência aos feridos e aos familiares das vítimas fatais, servidores da Secretaria Municipal da Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) foram divididos em dois grupos: um prestou assistência no local do acidente e o outro no Instituto Médico Legal (IML).
A Semasdh informou que logo após o acidente e a identificação de todos que estavam nos dois veículos, 31 equipes da secretaria, compostas, entre outros profissionais, por assistentes sociais, foram deslocadas para a casa de cada uma das vítimas para verificar as necessidades dos familiares e prestar o apoio da prefeitura dentro das necessidades, de acordo com o que foi solicitado pelo prefeito.
O chefe da Casa Civil, Lourenço Braga, esteve no local do acidente prestando as orientações e informações necessárias com relação à assistência e procedimentos adotados pela prefeitura no caso.
Além de funcionários e outros secretários do município, o vice-governador José Melo; o secretário de Saúde do Estado, Wilson Alecrim, e a secretária de Estado de Assistência Social, Graça Prola, também estiveram no local do acidente para ajudar na assistência aos feridos e apoio aos familiares.
O comandante do Corpo de Bombeiros no Amazonas, coronel Antônio Dias, explicou que minutos após o acidente, a área foi isolada com a ajuda da Polícia Militar e o trabalho foi conduzindo priorizando-se o socorro das vítimas que apresentavam sinais vitais.
O secretário da Seminf, Luiz Borges, disse que a secretaria vai se empenhar para esclarecer o caso o mais breve possível, informando que a caçamba era do ano 2014 e o motorista tinha acabado de sair da garagem.
Dentre as vítimas, Raimundo Nogueira, que estava na caçamba e ficou ferido, foi levado após o acidente para o Pronto-Socorro 28 de Agosto, mas ainda na noite desta sexta-feira foi transferido para o Hospital João Lúcio, no São José, zona Leste. O motorista da caçamba, Osias Costa morreu.