Em nova visita, nesta terça-feira (08), à obras na plataforma de captação do Programa Águas para Manaus (Proama), na zona Leste, desta vez acompanhado do governador do Amazonas, José Melo, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e o governador cobraram rapidez nos serviços de recuperação, para que, até o final deste mês de julho, no máximo, seja totalmente restabelecido o fornecimento para as zonas Leste e Norte de Manaus.
Durante a visita, o prefeito Arthur Neto determinou a isenção da tarifa para as pessoas que estão sem água, em suas casas.
Antes de irem à plataforma de captação, o prefeito e o governador também estiveram na fábrica Carboquímica, no Distrito Industrial (DI), para verificar a fabricação das duas vigas metálicas de 16 metros que darão sustentação aos tubos da estação de captação do Proama.
Outras quatro vigas de 12 metros já estão prontas. Todas vão ser interligadas, formando duas chapas de 40 metros que vão servir de suporte aos tubos de captação.
Segundo o governador, todos estão esperando pela solução rápida e definitiva do problema, mas os trabalhos continuam, visando diminuir o sofrimento das famílias pessoas atingidas.
De acordo com o secretário-executivo da Defesa Civil de Manaus, capitão Aníbal Gomes, que agora é responsável pela distribuição de água dos 25 carros-pipa autorizados pela Manaus Ambiental, somente nesta terça-feira, dia 08, dois proprietários de veículos não credenciados foram autuados pela venda irregular de água inadequada para o consumo.
Enquanto o funcionamento do Proama não é normalizado, a distribuição de água gratuita vai continuar e uma parceria com a Eletrobrás Amazonas Energia vai permitir a reativação de mais 37 poços artesianos, perfazendo o total de 68 religados, depois que uma balsa atingiu a estrutura de captação do Proama há duas semanas, interrompendo o fornecimento.