Obra beneficiará milhares de passageiros e trabalhadores que dependem do transporte fluvial na região, além de modernizar a logística de cargas entre a capital e o interior.
O prefeito de Manaus, David Almeida anunciou a construção do novo porto da Manaus Moderna, uma das obras mais aguardadas para modernização da infraestrutura portuária da capital. O anúncio foi feito , nessa quinta-feira (19/6), durante visita técnica ao píer turístico Manaus 355, no centro histórico.
“Estamos no coração de Manaus, no mirante Lúcia Almeida, e trazemos uma excelente notícia para a nossa população. O governo federal vai realizar um grande investimento na construção de um novo porto para a cidade de Manaus”, destacou o prefeito.
A nova estrutura deverá transformar a realidade de milhares de passageiros e trabalhadores que dependem diariamente do transporte fluvial na região, além de modernizar a logística de cargas entre a capital e o interior.
O projeto prevê a instalação de pontes móveis, estruturas flutuantes, terminais de passageiros, áreas de cargas, retroporto e setores administrativos, proporcionando um novo padrão de atendimento e segurança. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o investimento está estimado em R$ 900 milhões e vai beneficiar tanto a economia quanto o turismo da cidade, criando uma nova centralidade portuária no centro histórico.
O vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior, que acompanha de perto a realidade da zona portuária, destacou o impacto social do projeto.
“Não é só infraestrutura. Não dá mais para aceitar o que acontece há décadas. Agora é hora de resolver e dar um tratamento humanizado para quem depende desse porto todos os dias. É sobre respeitar quem trabalha aqui há anos em meio a condições desumanas. É dar dignidade a quem chega e a quem sai. A gente conhece o drama diário de quem depende desse porto, e agora é o momento de resolver o que há décadas só se empurra. Com apoio, parceria e coragem, a cidade vai finalmente virar essa página”, afirmou Renato.
Transporte aquaviário
A construção do novo porto representa um avanço fundamental para o fortalecimento do transporte aquaviário, modal essencial para a integração de Manaus com as comunidades ribeirinhas, municípios do interior e outras regiões da Amazônia. Além de ser mais econômico e sustentável, o transporte fluvial garante o abastecimento da cidade, impulsiona o turismo regional e proporciona segurança alimentar para milhares de famílias que dependem dessa rota diariamente. Com a nova estrutura, Manaus ganhará um equipamento moderno, capaz de ampliar a eficiência logística e gerar novas oportunidades econômicas e sociais para a população.
A expectativa é que a licitação para o projeto executivo ocorra ainda este ano, com o início das obras previsto para os próximos meses.