Faltando menos de 24h para o encerramento do prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2013-2014, a expectativa da Receita Federal (RF) é que, pelo menos mais nove milhões de contribuintes enviem os formulários do imposto, até o final desta quarta-feira (30), em todo o Brasil.
Quem teve rendimentos acima de R$ 25 mil, 661 reais, no ano passado, tem que declarar o Imposto de Renda, por meio da internet. O contribuinte deve baixar no site da Receita Federal um programa para o preenchimento de dados e outro para o envio dos formulários.
Segundo o supervisor Nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, o sistema da Receita Federal não deve enfrentar problemas com o alto número de declarações que devem chegar ao site do órgão nas últimas horas da entrega. No entanto, ele pede cautela no preenchimento dos formulários, para que o contribuinte não caia na malha fina por falta de informações, como o rendimento dos dependentes, por exemplo.
No Amazonas, a Receita Federal espera receber hoje, pouco mais de 300 mil declarações. O contador José Hermógenes afirma que, esta quarta-feira, quando termina o prazo, deve ser de correria.
A entrega fora do prazo gera multa de 1% ao mês ou fração. O valor mínimo é de R$ 165,74 e o máximo é de 20% do imposto devido.