Os postos de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) funcionarão normalmente nesta sexta-feira, para atender os eleitores que precisam regularizar a situação eleitoral ou tirar a primeira via do título de eleitor.
O prazo para emissão da primeira via do documento eleitoral, transferência local de votação e regularização das pendências com a Justiça Eleitoral, termina na próxima quarta-feira. Após esse período, o sistema de cadastro será fechado para que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) preparem as eleições deste ano.
Na quinta-feira, o tribunal estimou que mais de 12 mil eleitores procurarão os postos da Justiça Eleitoral no Estado, até o dia 7 deste mês, para regularizar a situação eleitoral.
Segundo a assessoria de comunicação do TRE-AM, 20 eleitores já estiveram nos postos de atendimentos montados pelo tribunal para sanar as pendências ou emitir a primeira via do documento.
Em Manaus, os postos de atendimento do TRE-AM funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Eles estão localizados na Central de Atendimento ao Eleitor (Cate), no Fórum Eleitoral do Aleixo, zona Sul, e nos Centros Estaduais de Convivência do Idoso, em Aparecida, zona Centro-Sul, da Família Magdalena Arce Daou, no Santo Antonio, zona Oeste, e Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova 2, zona Norte, além de um posto de atendimento no Centro Educacional de Tempo Integral Elisa Bessa Freire, no Jorge Teixeira, zona Leste.
Primeira vez
Para requerer o título de eleitor pela primeira vez é necessário ter acima de 16 anos, apresentar o documento oficial de identificação com foto e o comprovante de residência (recibos de água, luz ou telefone), além do certificado de quitação do serviço militar (obrigatório para os homens).
Para solicitar a transferência de local de votação, o eleitor tem que apresentar um documento de identificação com foto, o título de eleitor e um comprovante de residência.