Em mais uma ação da política ambiental do Governo do Amazonas, com a participação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) entrega, nesta quinta-feira (15), às 9h, o Posto de Fiscalização no km 75, da AM-070 (rodovia Manuel Urbano). Com 224,25 m2, o Posto de Fiscalização tem como objetivo manter o controle ambiental da região de abrangência dos municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão.
De acordo com a titular da SDS, Kamila Amaral, é uma forma de assegurar a presença permanente dos órgãos ambientais, de dar a todos o pleno acesso aos benefícios da construção da ponte sobre o Rio Negro e dos programas e obras estruturantes dos governos estadual e federal. “A implantação de estruturas físicas de vigilância e fiscalização permanente é de fundamental importância para a manutenção da conectividade entre as unidades de conservação da região, e proteção dos recursos naturais existentes”, frisou a secretária.
Áreas protegidas – A região do Rio Negro é uma das regiões mais visitadas de Manaus. Há grande fluxo de turistas interessados em conhecer as belas paisagens naturais, como florestas de igapó, terra firme e fauna. É onde estão localizadas áreas protegidas, como o Parque Nacional de Anavilhanas, os Parques Estaduais do Rio Negro Setor Sul e Setor Norte, e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro.