Quase 500 policiais militares e 10 alunos Oficiais podem ser exonerados dos quadros da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) por ter ingressado na corporação com idade superior a 28 anos, em 2011. A informação é do presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Cabo Maciel.
O assunto foi discutido nesta quarta-feira (25), em uma reunião do corpo técnico da Comissão de Segurança com o Defensor Público do Estado Dr. Carlos Almeida Filho, que buscam uma solução legal para o problema dos soldados PM e 10 alunos Oficiais PM.
O presidente da Comissão de Segurança da Aleam disse que os militares foram aprovados regularmente para ingressar na corporação, com idade inferior a 28 anos em 2011, em certame que foi prorrogados até 02 de Fevereiro de 2011, mas explicou que eles foram convocados em 2014.
Segundo Maciel, os referidos soldados – já formados – e os alunos Oficiais, estão devidamente amparados por liminares, nos autos dos processos, e recorreram à Defensoria Pública do Estado, em recurso de apelação, para permanecerem na corporação.
Para o parlamentar, a exoneração de quase 500 policiais militares já formados, prejudicará em muito a Segurança Pública, principalmente no Interior do Estado, onde já encontra-se parte desse efetivo, num momento em que a população cobra maior presença e atuação das polícias no combate ao crime e à violência.