01/04/13 – O prefeito do município de Iranduba, na região metropolitana de Manaus, Xinaik Medeiros (PTB), tem até às seis da tarde desta segunda-feira (01/04), para chegar a um acordo com os professores da rede municipal de ensino e evitar a primeira greve da administração dele.
De acordo com a diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (SINTEAM), em Iranduba, Marcília Bizano Miranda, como o prefeito Xinaik Medeiros tem ignorado as sucessivas tentativas de negociação feitas pela categoria, os professores, reunidos em assembleia geral, durante o sábado de aleluia, decidiram estabelecer um prazo máximo de 72 horas para que ele se manifeste sobre as reivindicações deles, caso contrário, entram em greve a partir desta terça-feira (02/04).
Segundo a professora Marcília Miranda, o cumprimento da data base é uma das principais reivindicações da categoria e que constam na carta de intenções assinada pelo prefeito Xinaik Medeiro, logo após a posse.
A diretora do SINTEAM descarta que haja alguma relação políco-partidária nas reivindicações da categoria.
Além de ter que enfrentar os professores, também nesta segunda-feira, o prefeito Xinaik Medeiros, será denunciado ao Ministério Público Estadual e Federal (MPF-AM), por conta da falta de merenda nas escolas do município. A denúncia será feita pelo vereador Paulo Bandeira, do PSD.
De acordo com o vereador, em algumas escolas, principalmente da zona rural de Iranduba, as salas de aulas ficam vazias antes do fim do turno porque não há merenda para as crianças.