Um total de 515 mil galões de água potável serão enviados pelo Governo do Estado para 39 municípios afetados pela cheia e que se encontram em situação de emergência. A ação será em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O anúncio foi feito nessa terça-feira (4/7), pelo governador interino David Almeida.
A Defesa Civil do Amazonas, que atua prestando ajuda humanitária aos municípios, já enviou 25 mil litros de água doados pela Funasa para 8 municípios: Tabatinga, Benjamin Constant, Santo Antônio do Içá, Atalaia do Norte, São Paulo de Olivença, Amaturá, Alvarães e Fonte Boa. Os demais municípios devem receber a ajuda nos próximos dias.
Essa é a primeira vez que a Superintendência Estadual da Funasa atua em atendimento aos municípios afetados pela cheia.
De acordo com o superintendente regional do órgão federal, Wenderson Monteiro, a logística do Estado em atendimento a esses municípios facilitou a participação do órgão com esse apoio.
Com a entrega de 515 mil galões de água, a estimativa do secretário executivo da Defesa Civil, coronel Fernando Pires Júnior, é que aproximadamente 62 mil famílias sejam beneficiadas.