De acordo com a Defesa Civil estadual, neste período de descida das águas, onde todas as calhas já se encontram na vazante natural, é comum o acúmulo de lixo nas ruas e residências, o que favorece o aparecimento de doenças, entre as populações afetadas.
Para tentar amenizar os riscos, a Defesa Civil estadual vai distribuir kit´s de limpeza, compostos por seis como: vassoura, rodo, sabão em pó, sabão em pedra, escova e balde.
Com 10 mil kit’s de limpeza, a Operação Vazante vai atender, inicialmente, 17 municípios das calhas do Juruá, Purus, Alto e Baixo Solimões, Médio e Baixo Amazonas.
Segundo o subcomandante da Defesa Civil do estadual, coronel Fernando Pires Junior, a finalidade da ação é prevenir e garantir a saúde da população do Interior.
O município de Careiro da Várzea, que permanece em Emergência, também será atendido nesta fase, devido a uma solicitação do município. Para esta localidade seguiram nesta segunda-feira (17), 1.200 kit´s.
Na segunda etapa de atendimento, que vai beneficiar os demais municípios que saírem da condição de Emergência e necessitarem do apoio do Estado, a Defesa Civil já disponibilizou 12 mil kit´s, totalizando o apoio humanitário de 22 mil conjuntos de limpeza.