O envolvimento do Delegado da Polícia Civil, Robson James, com o tráfico de drogas foi denunciado, nesta sexta-feira (22), à Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), por moradores no município de Apuí, a 460 km de Manaus. A denúncia foi apresentada durante audiência pública, ao presidente da Comissão , deputado Cabo Maciel(PR), que prometeu encaminhar as reclamações à Corregedoria da Polícia Civil, em Manaus.
A população também aproveitou para pedir a formalização de uma solicitação ao Delegado Geral, Josué Rocha, cobrando o reforço de um novo delegado para Apuí, dos 94 que estão sendo preparados no Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (IESP).
Para os moradores de Apuí, a medida irá ajudar a sanar a carência de servidores. Assim, segundo eles, a Polícia Civil poderá manter a sua política de atender, principalmente o Interior do Estado, com delegados de carreira, oferecendo ao público um serviço de qualidade e que supra todas as necessidades do local.
Esta semana, a Comissão de Segurança Pública da ALE-AM também realizou audiência pública em Benjamim Constant, distante 1.121km de Manaus, onde a população denunciou a falta de segurança existente nos municípios da mesorregião do Alto Solimões, com o aumento dos índices de violência, o tráfico de drogas, armas, automóveis e motocicletas, além da prática de roubos em embarcações, pelo chamados ‘piratas de água doce’.