O militar do Exército Brasileiro Vanderson Marcelo da Silva, aproveitou a folga desta terça-feira (30), para quitar a dívida do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e entrar 2015 pensando em novas contas p’ra pagar. Ele chegou cedo ao Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) Educandos e foi um dos primeiros da fila.
Muitos contribuintes também aproveitaram o dinheiro que sobrou dos gastos do natal, para pagar as dívidas com o município. A industriária Iracema de Souza Vale, por exemplo, deixou para o penúltimo dia de 2014, para quitar a dívida do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
Mas tem gente que passou o ano todo para resolver uma dívida com a Prefeitura e não conseguiu. É o caso do aposentado Arlindo Brito. Ele conta que perdeu a conta das vezes que procurou a Secretaria Municipal da Economia e Finanças (Semef) para solucionar a pendência com o IPTU e vai findar o ano sem solução.
Como Estado e município decretaram ponto facultativo nos dias 31 de dezembro e dois de janeiro, os serviços de atendimento ao público, como os PAC’s e o Semef Atende, só voltam a funcionar no dia cinco de janeiro.
O ponto facultativo abrange as repartições públicas, autarquias e fundações estaduais e municipais. As agências bancárias também vão estar fechadas, nesta quarta-feira (31), para serviços internos e para balanço, retornando o atendimento aos clientes na sexta-feira (02/01/15).