08/04/13 – Depois de cinco meses de interdição, a Praia da Ponta Negra será reaberta ao público, nesta quarta-feira (10). O anúncio foi feito neste domingo (07), pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, durante as comemorações do dia Mundial da Saúde, realizadas no local.
O prefeito disse que todas as determinações do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) feito com o Ministério Púbico Estadual (MPE-aM), já foram cumpridas e a praia está pronta para ser liberada, com as devidas garantias de segurança aos frequentadores.
De acordo com Arthur, no local, haverá salva-vidas profissionais, sinalização, policiamento e fiscalização constantes. O secretário municipal da Saúde, Evandro Melo, disse que os banhistas também vão dispor de atendimento médico permanente, com ambulâncias e um posto preparado para as emergências, no local.
Ainda durante a cerimônia, o prefeito reafirmou que está estudando a criação de um novo balneário, que ficaria na região do Puraquequara, zona Leste da capital.
A ponta Negra foi interditada após 14 mortes por afogamento na área perene, que tinha áreas de grande profundidade para a prática do banho por pessoas que não sabiam nadar e por frequentadores que insistiam em beber e ir para a área de risco da praia.