Fornecer subsídios para os policiais no atendimento de ocorrências a grupos vulneráveis (pessoas mais suscetíveis a violação de seus direitos devido a questões de gênero, raça, idade, condição social, religião, deficiência e orientação sexual). É o objetivo de um curso sobre a atuação policial, frente a Grupos Vulneráveis, com ênfase em religiões, que está sendo ministrado a policiais civis e militares do Amazonas, pelo Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
A realização do curso segue recomendação do Ministério Público Federal (MPF). Estão participando do curso 90 servidores públicos da Polícia Militar (PM-AM), Polícia Civil (PC), Bombeiros Militares (CBMAM)e servidores do Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).
De acordo com o secretário da Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, o curso visa melhorar o atendimento das polícias em relação aos grupos sociais vulneráveis e minorias, dentre eles: mulheres, pessoas idosas, comunidade LGBT, religiões afrodescendentes, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes.
“Durante suas formações, os policiais já receberam treinamentos abordando os temas, mas destacamos que a importância do curso é atualizar os nossos policiais sobre os direitos desses públicos que inclusive recebem ações específicas por parte do governo federal”, disse Sérgio Fontes.
O curso vai até a próxima sexta-feira (22).