Quatro homens, supostamente pertencentes à organização criminosa Família do Norte (FDN), foram presos, nesta terça-feira (10), por policiais da Secretaria de Inteligência (Seai), da Secretaria da Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), e da Força Especial de Resgate e Assalto (o grupo Fera), com um carregamento de cocaína, totalizando 200 quilos. A droga, acondicionada em pacotes, está avaliada em R$ 3 milhões.
As prisões aconteceram no Edifício Turim, um condomínio de classe média, localizado na Rua Francisco Loureiro, 185, na Ponta Negra, zona Oeste de Manaus.
Um dos presos – Geomison de Lira Arantes, o “Roque”, é considerado homem próximo ao líder da FDN, preso por tráfico de drogas, José Roberto Fernandes Barbosa, o “Zé Roberto da Compensa”. Os outros são Bruno Vilhena Blanco, Kleuton Oliveira da Silva e Fernando Rodrigues da Silva Júnior.
Além da droga, também foi apreendido um verdadeiro arsenal – quatro pistolas pt40, uma submetralhadora calibre 40, uma espingarda 12 de repetição e 139 munições calibres 40, 45, 9mm, 380mm. Também foram apreendidos R$ 25,8 mil em dinheiro e dois carros que eram usados pelo grupo.
Segundo o titular da Seai, Thomaz Vasconcelos, as prisões foram resultado de uma denúncia anônima. “Partimos de uma denúncia anônima e chegamos às prisões e apreensões”, disse ele.
Os pacotes de cocaína estavam todos com as iniciais “PEZ”. Segundo a polícia, o “P” significa “Perna” – uma referência a Alan Souza Cartimário, o ‘Nanico’, um dos líderes da FDN. O “E” é apenas o conectivo e “Z” seria do próprio Zé Roberto.