Polícia prende 20 e apreende armas de guerra durante ação de combate ao tráfico de drogas, na zona Norte. Delegados confirmam guerra de poder entre facções criminosas que atuam em Manaus

– (foto: Divulgação / Polícia Civil do Amazonas) – A ação conjunta das polícias Civil e Militar foi resultado de três meses de investigações. O diretor do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), delegado Paulo Mavignier, deu detalhes sobre a operação.

“Houve uma investigação prévia do Denarc com a Secretaria de Inteligência e nós sabíamos que, naquele dia, naquele momento, eles estavam se preparando, dentro de uma casa, para efetuar um ataque naquela região do Fátima Um, pra tomar uma área conhecida como do PCC, então, era o grupo do João Branco que iria tomar aquela área. No momento em que eles estavam saindo para o ataque, houve a abordagem das equipes do Denarc, da Seai e do Grupo “Fera” e conseguimos fazer a detenção deles, no momento em que eles saiam.”

As marcas do confronto ficaram nos veículos usados pelos traficantes. Uma viatura da policia também foi atingida. Apesar do intenso tiroteio, apenas três suspeitos ficaram feridos.

O que mais surpreendeu a polícia foram as armas apreendidas durante a operação: submetralhadora, pistolas, fuzis, entre ele um AK 47, um armamento de guerra usado em vários confrontos em todo o mundo.

O armamento pesado apreendido, avaliado em mais de R$ 200 mil, mostra o poder de fogo que está sendo usado pelos criminosos, como destaca o Comandante do Policiamento Especializado, coronel Roberto Araújo.

“Isso demonstra que o crime organizado realmente vem agindo com armamento pesado, provavelmente alguns vindos das Farcs e alguns de outros órgãos de segurança pública de outros estados.”

Além das armas e dois veículos, também drogas e várias munições também foram apreendidas. O secretário de Inteligência, Herbert Ferreira Lopes, e o delegado-geral Mariolino Brito, disseram não ter dúvidas de que a ação policial evitou que a cidade de Manaus amanhecesse, neste sábado (24), com uma chacina.

“Iria haver, com certeza, muitos homicídios nessa área, então nós, além de tirarmos todo esse armamento de circulação, apreendemos 10 carros, drogas e tiramos de circulação 20 pessoas diretamente envolvidas diretamente no tráfico de drogas, além que apreendemos material que ia ser comercializado, em torno de 5 kg de drogas, mais ou menos.”

Para o secretário da Seai, o que ocorreu mostra que há uma guerra pelo comando do tráfico na capital do Estado.

“Aqui há um grupo que tenta assumir o poder, de forma armada, a todo momento.”

Os 18 suspeitos presos, incluindo o homem conhecido como “Obama”, apontado como chefe do bando, foram autuados em flagrante por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, associação criminosa e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

Veja vídeo da apresentação do grupo preso, na Delegacia Geral:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *