Polícia Civil prende trio com 4,2 kg de drogas. Traficantes abasteciam cidades da Região Metropolitana de Manaus

Após um mês de investigações, os Policiais Civis lotados na 4ª Seccional Oeste e 20º Distrito Integrado de Polícia (DIP), prenderam, nesta sexta-feira (4), Moises Bitencourt Vidal, 43, conhecido como “Antônio”, Vanderlei Lima de Vasconcelos, 39, o “Vando”, e Orlando Rodrigues de Oliveira, 37, o “Maraca”, investigados por envolvimento com o tráfico de drogas na Zona Oeste da capital.

A operação policial, coordenada pelos delegados das respectivas unidades policiais -, Suely Costa e Paulo Benelli – iniciou por volta das 10h, com as prisões de Moisés e Vanderlei, no Terminal Rodoviário de Manaus, situado na avenida Torquato Tapajós, bairro Flores, no momento em que Vanderlei iria embarcar para o município de Manacapuru, distante 68 km de Manaus. Na ocasião os policiais, que estavam monitorando Moises, viram o instante em que ele entregou uma sacola para “Vando” no local.

Na abordagem, dentro da sacola, foi apreendido 1 kg de substância entorpecente em pedra, com aspecto de cocaína. Moisés revelou aos investigadores que, na residência dele, localizada na Rua Jupiá, bairro Santa Etelvina, zona Norte da cidade, estava guardado o restante da droga. No lugar, foram encontrados, ainda, 3,2 kg da mesma substância.

De acordo com os policiais que participaram da operação, no momento em que estavam na casa de Moisés, ele recebeu uma mensagem no celular dele, enviada por Orlando, marcando um encontro às 11h, em um posto de combustível, localizado na Rua Sete de Maio, no bairro Santa Etelvina, para pegar o material que foi encontrado pelos policiais no imóvel de Moisés. As equipes foram ao local indicado por Orlando e o prenderam em flagrante.

Além das substâncias entorpecentes, foram apreendidos dois celulares. Todo o material foi levado para o laboratório do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Civil, onde será periciado.

Durante a coletiva de imprensa, na tarde desta sexta, na sede da 4ª Seccional Oeste, a Delegada Suely Costa revelou detalhes da investigação que resultou na operação que prendeu o trio em flagrante.

“Está comprovado que o Moises é um grande traficante. Ele é considerado um atacadista das substâncias. O Moisés recebe a droga direto do município de Tabatinga e distribui esse material para outros atacadistas que levam para as cidades como, Iranduba, Novo Airão e Manacapuru. Essa operação foi realizada em uma ação conjunta entre a Seccional Oeste e 20º DIP, as equipes estavam investigando Moisés há um mês e, com um trabalho preciso de inteligência, conseguimos prendê-lo em flagrante. A partir dai prendemos o “Vando” e o “Maraca” que fazem parte desse esquema criminoso”, argumentou.

Na ocasião, Suely Costa esclareceu que Moisés recebe as drogas de Tabatinga semanalmente. “Ele recebe em média quatro quilos de drogas por semana, com as prisões deles, conseguimos desarticular uma cadeia criminosa”, disse. A autoridade policial destacou ainda que o filho de Moisés foi uma das vítimas que foram mortas a tiros e tiveram os corpos carbonizados dentro de um carro modelo Citroen, em julho do ano passado.

A Delegada destacou que os três homens têm passagem pela polícia. “Moisés já respondeu processo por tráfico de drogas, o “Maraca” responde a três processos sendo um por furto e dois por tráfico de drogas com o nome falso, ele apresentou à Justiça uma identidade falsa, mas conseguimos identificar o verdadeiro nome dele. Já “Vando” já foi preso em 2008 pela Polícia Federal com 99 kg de drogas no município de Manacapuru,” contou.

“Foi um trabalho louvável das equipes de investigação que se dedicaram com afinco para realizar essas prisões e tirar de circulação esses traficantes, conseguindo assim chegar ao nervo do crime, representado por esses vendedores que fazem a distribuição no atacado”, ressaltou o Delegado Titular do 20º DIP, Paulo Benelli.

Moisés, Vanderlei e Orlando foram autuados em flagrante por tráfico de drogas (Artigo 33 da Lei nº 11.343/06). Além desse crime, Orlando também irá responder por associação para o tráfico (Artigo 35 da Lei nº 11.343/06).

Após os procedimentos, o trio foi conduzido à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus, onde ficará à disposição da Justiça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *