– (fotos: Erlon Rodrigues / Assessoria de Imprensa da Polícia Civil do Amazonas) – Um total de 43 condutores de 43 veículos e 27 motocicletas abordados e 2 homens detidos para averiguações por estarem em atitudes suspeitas. Foi esse o saldo da operação deflagrada nesta segunda-feira (26/2), pela Polícia Civil do Amazonas, juntamente com a Secretaria-Executiva-Adjunta de Operações Integradas (Seaop), da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), nos bairros Novo Israel e Colônia Terra Nova, na zona Norte de Manaus.
A ação, que marca a presença da polícia nas ruas da capital, teve por objetivo reprimir práticas criminosas, garantir a segurança dos populares, além de intensificar a atuação ostensiva naquelas áreas. Durante os trabalhos, foram realizadas incursões em ruas e becos, além de abordagens a pedestres e vistorias em veículos.
A ação faz parte da programação da operação “Jejuardes”, da SSP-AM, desencadeada ao longo do período da Quaresma, que este ano iniciou no dia 14 de fevereiro e segue até o dia 25 de março. Sob a coordenação do delegado Adriano Felix, titular da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), e do secretário da Seaop, major Klinger Paiva, a ação iniciou às 8h e seguiu até meio-dia.
Nesta manhã, os trabalhos contaram com o reforço de policiais civis lotados no Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera), Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), Derfd, Delegacia Especializada em Furtos de Veículos (Derfv), Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), servidores dos gabinetes do delegado-geral e delegado-geral adjunto, Mariolino Brito e Antonio Chicre Neto, respectivamente.
O delegado Adriano Felix explicou que estas ações policiais estão sendo deflagradas por determinação do vice-governador e secretário da Segurança, Bosco Saraiva, e pelo delegado-geral da Polícia Civil no Estado, Mariolino Brito. Felix destacou o resultado da operação.
“Essa operação tem por objetivo saturar a área dos bairros Colônia Terra Nova e Novo Israel. Hoje realizamos incursões nas Comunidades América do Sul e Jesus me Deu, no bairro Colônia Terra Nova. Ainda naquele bairro, fizemos uma blitz em uma das ruas da Comunidade Santa Marta, que é apontado como um local de difícil acesso, onde vários infratores transitam. Durante a fiscalização, foram abordados condutores de 43 carros e 27 motocicletas. Também realizamos incursões no beco das Oliveiras, no bairro Novo Israel”, declarou o titular da Derfd.
Ao longo dos trabalhos, dois jovens foram detidos em atitude suspeita e levados ao 18º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde prestaram esclarecimentos e foram liberados em seguida. Felix ressaltou, ainda, que nesta tarde, até as 17h, a segunda etapa da ação, nos bairros Novo Israel e Colônia Terra Nova, a ação está com homens da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).
Mateus 6: 16-21
O nome da operação é uma referência à Quaresma, o período do ano litúrgico que antecede a Páscoa , em que, falando aos apóstolos, Jesus disse: “E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas, porque desfiguram o rosto, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. 17 Porém tu, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto, 18 para não pareceres aos homens que jejuas, mas sim a teu Pai, que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará.”
A páscoa cristã é celebrado pelas igrejas cristãs, dentre as quais a Católica, a Ortodoxa, a Anglicana e a Luterana.