As drogas – entre maconha, skunk (ou super maconha) e cocaína, foram apreendidas durante operações realizadas pela Polícia Federal no Amazonas ao longo de 2014. As três toneladas de entorpecentes foram avaliadas em mais de R$ 30 milhões.
As drogas foram incineradas neste sábado (7), no forno de uma empresa localizada no Distrito Industrial (DI).
De acordo com o delegado federal Caio Eduardo Avanço, das três toneladas, aproximadamente, 900 quilos foram apreendidos nos dois primeiros meses de 2015.
O delegado destacou que a droga apreendida foi encontrada em locais inusitados, como tanque de gasolina, peixes e até escondida em vassouras.
O processo de incineração das drogas foi acompanhado por representantes do Ministério Público Federal (MPF), do Ministério Público Estadual (MPE), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), além da imprensa e do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conen) – órgão vinculado à Secretaria Estadual da Justiça e Direitos Humanos (Sejus).
De acordo com a presidente do Conen, Darcy Izel Moreno, para o Conselho, é um alívio acompanhar a incineração dessa droga, que não vai mais fazer mal às famílias amazonenses.
A última incineração feita pela PF no Amazonas ocorreu em agosto do ano passado, quando foram destruídas mais de 2 toneladas de drogas, avaliadas em R$ 25 milhões.
De acordo com a PF-AM, 90% do montante destruído era cocaína pura.