Petrobras anuncia redução na participação da BR Distribuidora e venda de oito refinarias. Entre elas está Reman.

A Petrobras anunciou que vai realizar uma nova rodada de venda de seus ativos. O Conselho de Administração da estatal decidiu diminuir o percentual da companhia na BR Distribuidora, que atualmente é de 71%, além de vender oito de suas 13 refinarias. Entre elas está a Refinaria de Manaus (Renan). Também está prevista a venda da rede de postos da companhia no Uruguai.

Juntas, as refinarias que serão vendidas têm capacidade de refino de 1,1 milhão de barris de petróleo por dia. Essa venda de ativos faz parte do Plano de Negócios e Gestão 2020-2024 da Petrobras.

A petrolífera detém quase a totalidade da capacidade de refino no Brasil. A previsão é que o processo de venda possa ser concluído em até um ano e meio.

 

Reman

Inaugurada em janeiro de 1957, a Refinaria Isaac Sabbá (Reman) está localizada à margem esquerda do Rio Negro, em Manaus.

Em 31 de maio de 1974, foi incorporada ao Sistema Petrobras. Atualmente, sua capacidade de processamento é de 46 mil barris/dia.

A Refinaria Isaac Sabbá iniciou suas operações em 6 de setembro de 1956 com a denominação de Companhia de Petróleo da Amazônia (Copam). Fundada pelo empresário Isaac Sabbá, a refinaria foi inaugurada oficialmente em 3 de janeiro de 1957, no governo do presidente Juscelino Kubitschek.

Em 31 de maio de 1974, foi incorporada ao Sistema Petrobras como Refinaria de Manaus (Reman) e, em 1996, em homenagem ao pioneirismo de seu fundador, rebatizada como Refinaria Isaac Sabbá.

Desde 1995, a Reman vem realizando investimentos em todas as suas áreas. Em 2000, com a entrada da nova Unidade de Destilação, a capacidade de produção foi ampliada para 46 mil barris de petróleo por dia. Hoje, sintonizada com as novas tecnologias e com as exigências do mercado, a Reman executa um planejamento em várias frentes de trabalho, buscando assegurar sua permanente modernização e elevação do diferencial competitivo.

A Isaac Sabbá opera desde o ano 2000 com capacidade de processamento de 7 milhões e 300 mil litros de petróleo por dia, ou seja, 46 mil barris por dia.

A refinaria é autossuficiente em energia, dispondo de uma central termoelétrica que produz e distribui 5,8 megawatts, uma capacidade suficiente para atender a demanda por energia de uma cidade com 35 mil habitantes.

A Reman atende o estados do Pará, Amapá, Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *