Selecionada pelo Petrobras Cultural, a exposição “Amazônia, Ciclos da Modernidade” inicia temporada, esta semana, em Manaus, com entrada gratuita. A mostra acontece de 5 junho a 3 de agosto, no Centro Cultural do Palácio da Justiça, Centro da capital. O projeto faz parte do Circuito Petrobras de Exposições, criado para levar mostras já montadas e reconhecidas a locais onde elas ainda não foram exibidas.
Com curadoria de Paulo Herkenhoff, a exposição pretende apresentar a cultura visual da região, por meio de sua arte, e de determinadas particularidades antropológicas, desenhos científicos, arquitetura e urbanismo. São aproximadamente 100 obras, entre pinturas, fotografias e desenhos, inspiradas em dois períodos de modernidade: o Iluminismo (no século 18) e o Ciclo da Borracha (século 20).
Os visitantes ainda poderão conhecer um pouco mais sobre algumas obras da exposição através de um audioguia virtual. As obras que possuem o recurso terão um adesivo com código de ativação que pode ser lido, via celular ou tablet, para acessar a informação. Após a exibição em Manaus, a exposição segue para Belém.
Petrobras Cultural
O Petrobras Cultural aborda a cultura brasileira em suas mais diversas manifestações, abrangendo a sua criação, produção, difusão, preservação e assimilação. Articulado com as políticas públicas para o setor e focado na afirmação da identidade brasileira, contribui para a ampliação das oportunidades de criação, circulação e fruição dos bens culturais e para a permanente construção da memória cultural brasileira. A seleção pública já destinou R$ 380,7 milhões 1.448 projetos em todas as regiões do país.