A mensagem do Executivo Municipal que solicita autorização à Câmara Municipal de Manaus para contratar operação de crédito externo, junto ao Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), no valor de US $ 200 milhões – o equivalente a R$ 500 milhões – já está sob análise dos vereadores.
De acordo com o líder do prefeito na Casa Legislativa, vereador Wilker Barreto (PHS), o dinheiro visa cobrir os gastos do município em obras de mobilidade urbana da cidade, recurso que havia sido prometido pelo governo federal, mas que não foi liberado.
O posicionamento do líder do prefeito foi rebatido pelo representante da bancada oposicionista no parlamento, vereador Bibiano Garcia (PT).
Durante a deliberação da matéria, o líder do prefeito disse que a obtenção do empréstimo também seria necessária, devido ao endividamento do município, feito por gestões passadas, o que causou a indignação do vereador Marcelo Serafim (PSB), filho do ex prefeito Serafim Correa.
O vereador Mário Frota (PSDB), que foi vice de Serafim na prefeitura, também defendeu o ex prefeito. O momento mais tenso foi quando o Frota vereador citou o nome do senador Eduardo Braga (PMDB) e acabou travando uma discussão com o colega Marcel Alexandre (PMDB), que faz parte do grupo político de Braga.
Após muita discussão, a matéria teve o pedido de urgência aprovado pelo parlamento, que agora deve analisar e votar o Projeto de Lei em, no máximo, 30 dias.