Uma grande ‘pedalada’ integra, neste domingo (1º/12), a programação alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a Aids. O evento é coordenado, em Manaus, pela Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT/HVD), órgão do Governo do Estado. A concentração dos ciclistas que irão se unir à campanha de conscientização sobre a doença será a partir das 7h30, na se da FMT/HDV, no Dom Pedro, zona Centro-Oeste de Manaus. A pedalada seguirá até a Ponta Negra, onde uma série de ações, incluindo a realização de testes rápidos para HIV e Sífilis, serão realizadas, das 10h até 20h.
A pedalada será puxada pelo Movimento ‘Pedala Pesado’ e deverá contar com a participação de pelo menos mais seis grandes grupos de ciclistas de Manaus. São esperadas cerca de 500 pessoas, no total. Na Ponta Negra, as ações de saúde englobam, além da oferta de testagem rápida de HIV/Aids, a distribuição de preservativos e orientações preventivas contra a doença, com entrega de folhetos informativos. Também haverá atrações culturais no Anfiteatro, que serão desenvolvidas em parceria com a Prefeitura de Manaus.
Nesta sexta-feira (29), também como parte da programação do Dia Mundial de Luta contra a Aids, na sede da FMT/HDV, representantes de associações da sociedade civil organizada, pacientes e equipes técnicas instituição reuniram-se em um ato religioso em celebração à vida. A diretora-presidente da FMT/HDV, Maria das Graças Alecrim, destacou a importância da campanha anual de conscientização sobre os riscos e a prevenção da doença e fez questão de destacar a parceria entre as autoridades de saúde e as várias associações da sociedade civil organizada, para o fortalecimento dessas ações.
“Esta é a data mais importante do ano para nós e realmente há todo um trabalho da Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais para reforçar as orientações à população sobre a doença, que é prevenível. Reiteramos o nosso respeito e agradecimento pela parceria das várias entidades que participam da ação e nos auxiliam, no decorrer de todo o ano, no enfrentamento da Aids, que ainda é uma doença extremamente estigmatizante”, afirmou Graça Alecrim.
A programação religiosa contou com a participação de representantes das igrejas católica e evangélica e da doutrina espírita. Também estiveram presentes integrantes da Pastoral da Saúde, Pastoral das DST/Aids, Rede Amizade e Solidariedade às Pessoas Vivendo com HIV/Aids, Associação Garotos da Noite e Fórum OSC/Aids. “A informação e a orientação são fundamentais no enfrentamento da Aids e as pessoas das entidades que se envolvem nesse trabalho são verdadeiros líderes de apoio à vida. É muito importante termos o nosso esforço reconhecido porque não estamos atrás nem à frente das autoridades ou das instituições, estamos ao lado delas”, disse Evalcilene Santos, coordenadora do Fórum OSC/Aids.
Todo o Estado – O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, disse que a campanha que está sendo realizada pela Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais abrange a capital e os 61 municípios do Interior do Amazonas e inclui uma extensa programação de ações educativas, a oferta de 45 mil testes rápidos (para Aids e Sífilis), e a distribuição de 1,2 milhão de preservativos.
Segundo a coordenadora estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, médica infectologista Silvana Lima, este ano a campanha tem como slogan “O combate à Aids é compromisso de todos”. O objetivo da ação é alcançar a população em geral, mas com ênfase nas populações prioritárias como adolescentes e jovens, homossexuais e profissionais do sexo. Silvana detalha que até o próximo dia 6 de dezembro, 13 Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura de Manaus estarão realizando palestras e ofertando os testes rápidos de Aids e Sífilis. O exame será ofertado conforme o horário de atendimento de cada unidade.
Confira as Unidades de Saúde onde haverá oferta de Teste Rápido até 06/12:
UBS Megumo Kado, Policlínica Dr. Antônio Comte Telles; UBS Frei Valério Di Carli, UBS Augias Gadelha, Policlínica Dr. José Antonio da Silva, UBS Santa Luzia, UBS Amazonas Palhano, Policlínica Ana Barreto, UBS Morro da Liberdade, Postos de Saúde Rural Pau-Rosa, Policlínica Dr. Raimundo Franco de Sá, UBS Maria Leonor de Freitas e UBS Bairro da Paz.