A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que prorroga a Zona Franca de Manaus (ZFM) por mais 50 anos foi aprovada, no início da tarde desta quarta-feira (16), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.
De acordo com o governador José Melo (PROS), que acompanha a tramitação da matéria no Senado, em Brasília (DF), a prorrogação avança mais um passo, como fruto da união da bancada de políticos do Amazonas em torno da prorrogação, por mais 50 anos, do modelo econômico.
O governador também destacou que o papel da presidenta Dilma Rousseff (PT) foi decisivo para que o Senado conclua a votação da PEC ainda hoje.
O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), que também acompanhou a votação, se declarou satisfeito com mais uma etapa vitoriosa e acredita no sucesso das próximas votações no plenário.
“Estou muito feliz. Vencemos mais uma etapa e tenho confiança plena que venceremos todas as votações no plenário, o que mostra a unidade e o consenso em torno da proposta”, afirmou Arthur.
Durante a votação na CCJ, o senador Aloysio Nunes, líder do PSDB, lembrou que a batalha que está se encerrando agora teve início com Arthur Virgílio Neto que conseguiu aprovar, em 2008, uma PEC prorrogando os incentivos por mais 10 anos, que “adormeceu” na Câmara dos Deputados.
Para o prefeito, vencida essa etapa, é hora de partir para a próxima luta. Dar toda a estrutura, logística e capacitação ao setor industrial da ZFM.
A matéria será apreciada agora à tarde, em dois turnos, pelo Plenário da Casa legislativa.