10/05/13 – Mais de 50 pessoas – entre 41 adultos e nove adolescentes – foram detidas em operações distintas, deflagradas nessa quinta-feira (09), em Manaus, pela Polícia Civil e Secretaria de Inteligência (SEAI) da Secretaria da Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Também foram apreendidos 10 quilos drogas, quatro armas de fogo, telefones celulares, peças de motos e rádios usados para comunicação.
As ações da “PC27” realizadas em Manaus e em todo o país, movimentaram todo o efetivo das polícias, em toda a capital do Amazonas, nas zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro-Sul, como parte das comemorações do Dia da Polícia, lembrado nesta sexta-feira (10), em alusão à data em que a Polícia Civil foi criada, no Brasil, em 1908.
As operações contaram com um efetivo de 41 delegados e 179 agentes de polícia. Segundo o delegado do Departamento de Polícia Metropolitana, Emerson Negreiros, foi uma forma encontrada para combater o avanço do tráfico de drogas, na capital. A maioria das prisões foi em flagrante, com base em investigações e denúncias da comunidade. Boa parte dos presos já respondiam por tráfico e eram reincidentes.
As ações, que começaram às primeiras horas da manhã, só terminaram por volta das 21 horas. A “PC-27” também foi realizada em municípios do Interior do Estado, com prisões em Iranduba, na Região Metropolitana e Barcelos, por tráfico de entorpecentes e robo de carros.