O alerta é do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans). Caminhões e ônibus não articulados estão proibidos de circular na pista exclusiva do Bus Rapid Sistem (BRS), a partir desta quinta-feira (20).
De acordo com o diretor do departamento de fiscalização e operações do Manaustrans, Stanley Ventilari, a faixa foi criada, incialmente, na avenida Constantino Néry, para atender os usuários das dez linhas dos ônibus articulados.
Segundo a SMUT, as empresas do transporte público já foram orientadas. Ônibus que fazem embarque e desembarque nos pontos de parada da direita só poderão trafegar na faixa da direita. Manobras de ultrapassagem ou de mudança de faixa passam a ser permitidas apenas quando houver obstrução da pista por veículos em pane ou acidentes de trânsito.
A infração para quem trafegar ou invadir o corredor exclusivo é considerada grave, com multa de R$ 127,69 e 5 pontos na carteira de habilitação (CNH).
Além dos ônibus articulados, só podem trafegar na faixa exclusiva táxis com passageiros, transporte escolar com estudantes, ambulâncias, viaturas policiais e do Corpo de Bombeiros. Por enquanto, os veículos de pequeno porte não serão autuados. Os motoristas de carros de passeio e motos terão mais tempo para se acostumar ao novo sistema.