Parintins 2014: prevenção às DST’s será intensificada, durante festival dos bumbás

Uma programação especial, organizada pelo Governo do Estado e Prefeitura de Parintins, vai intensificar as ações preventivas e de orientação, referentes às doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids), no período do Festival Folclórico, que acontece no município, distante 325 quilômetros de Manaus. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, além do trabalho de orientação, as ações incluem a distribuição de preservativos e a oferta de testes rápidos para o diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites Virais.

Para a campanha, que vem sendo intensificada desde o último dia 17 e se estenderá até o dia 30 deste mês, foram disponibilizados 2,7 mil testes rápidos (entre HIV, Sífilis e Hepatites B e C), 180 mil preservativos masculinos e 3 mil preservativos femininos, além de material informativo sobre essas doenças.

A programação foi planejada e vem sendo executada pela Coordenação de DST/Aids e Hepatites Virais do município de Parintins, com o apoio da Coordenação Estadual da área – vinculada à Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). A coordenadora estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, Silvana Lima, explica que o material informativo e os preservativos já estão sendo distribuído aos visitantes e moradores da cidade, em pontos como o aeroporto e o porto da cidade; Praça da Prefeitura; Praça dos Bois; Praça da Catedral e demais pontos de grande concentração de público (Comunas, Francesa, Canta Galo, entre outros). A ação também será levada à Festa dos Visitantes e à área do Bumbódromo, nos dias de apresentação dos bois.

Os testes rápidos para o diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites, estarão sendo ofertados no Posto de Saúde Dom Arcângelo Cerqua, Posto de Saúde Valdir Viana e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), de acordo com Silvana Lima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *