Técnicos da Fundação do Câncer, do Rio de Janeiro, realizaram visita técnica na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), nesta semana, dando o pontapé inicial para o estabelecimento de uma parceria entre as duas instituições, com foco na otimização do processo de diagnóstico e fortalecimento da rede de atenção oncológica, no Amazonas.
Os técnicos conheceram toda a infraestrutura e a equipe de profissionais da unidade, o fluxo de atendimento, os programas oferecidos, o perfil dos pacientes e as peculiaridades do Estado do Amazonas. De posse desses dados, eles irão elaborar um diagnóstico situacional e, junto com a equipe técnica da FCecon, irão preparar um plano de gestão, com o objetivo de melhorar ainda mais o serviço médico de assistência oncológica no Estado do Amazonas.
“A Fundação do Câncer é uma referência nesta área para todo o país e nós trabalhamos sempre buscando a excelência do atendimento em todos os nossos serviços, por isso fomos buscar essa parceria e vamos aproveitar a experiência que eles já trazem na bagagem para fazermos cada vez mais e melhor pelo nosso povo”, disse o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim.
O secretário ressalta que o Amazonas já aderiu à nova política de saúde do Governo Federal, que organiza os sistemas de saúde em rede de atenção e que a rede de oncologia é uma prioridade para o Governo do Estado. “Nós já temos um desenho da rede de oncologia e a Fundação do Câncer vai nos ajudar na implantação dessa rede”, explicou.
O secretário frisou que as ações visando melhorias, tanto no diagnóstico como no tratamento do câncer, vêm sendo reforçadas pelo governador Omar Aziz, e a parceria é nessa direção, buscando alternativas e apoio em instituições com larga experiência na área.
O diretor de projetos da Fundação do Câncer, Altino Leitão, informou que a instituição já tem bastante experiência nessa área e que já desenvolveu projetos semelhantes em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. “O atendimento ao paciente com câncer precisa realmente ser estruturado dentro de uma rede. Já há um trabalho sendo feito na FCecon e nós também estamos nos propondo a colaborar”, disse.
Segundo o diretor-presidente da FCecon, pneumologista Edson de Oliveira Andrade, a parceria será um marco na transformação da instituição, pois trará expertise de fora e contribuirá com a qualificação dos profissionais dos diferentes setores do hospital. A Fundação Cecon é referência no tratamento do câncer em toda a Amazônia Ocidental.