Parceria SEDUC/PM-AM pretende melhorar comportamento e disciplina entre alunos da rede pública

13/05/13 – Uma parceria entre a Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) e a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) pretende prevenir e combater a violência nas escolas da rede pública de ensino da capital.

O projeto “Educando com Segurança” foi lançado nesta segunda-feira (13), na escola “Raimundo Gomes Nogueira”, no Conjunto Residencial “Ajuricaba”, zona Oeste de Manaus.

A cerimônia teve um momento cívico, com a formatura de todos os alunos da unidade de ensino. De acordo com o comandante da 10ª Companhia Interativa Comunitária (CICOM), Major Vinícius Almeida, o projeto foi idealizado e vem sendo montado há mais de dois meses, com o objetivo de melhorar o comportamento e a disciplina entre os alunos. “Tivemos de passar por várias fases – conversas com os pais, com os mestres, os próprios policiais militares, para convencê-los a vierem trabalhar no projeto; Conselho Tutelar, enfim, vencemos essas etapas e hoje, estamos lançando o projeto junto aos alunos.”

Para o major Vinícius Almeida, a presença dos militares deverá ajudar o corpo pedagógico da escola a melhorar o comportamento e a disciplina dos alunos. “Há 15 dias, temos dois policiais militares dentro da escola, então, usamos algo que é inerente à disciplina militar, trabalhando de forma lúdica, para que os alunos possam entender que, na vida, não se alcança nada sem disciplina. Esse é o objetivo!”

De acordo o oficial, os estudantes participarão do “Momento Cívico”, todos os dias. “O que nós estamos fazendo é acreditar no potencial dos nossos jovens, dos nossos garotos. A gente cumpre o nosso papel constitucional e auxilia na disciplina dos estudantes junto à SEDUC. “Acho que isso é civismo, é ser brasileiro!”

O momento cívico, com as então tradicionais formaturas às sextas-feiras, coisa que funcionou muito bem, há algumas décadas, na rede pública de ensino, certamente, é algo que pode ajudar e muito a melhorar o comportamento dos estudantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *