Dona de uma rica beleza natural, que lhe credencia ao título de Cidade Mundial, Manaus poderá dar um grande passo no fortalecimento das políticas públicas voltadas ao turismo, a partir do desenvolvimento de seus parques municipais. Nessa quarta-feira (14), o prefeito Arthur Virgílio Neto recebeu a diretoria do grupo Eco Parques, que demonstra interesse em investir na capital.
O encontro aconteceu na sede da prefeitura, no bairro Compensa, zona Oeste, onde foram apresentados nove espaços que podem ser contemplados pela parceria como explicou o prefeito.
“Com isso ampliamos os nossos atrativos turísticos, fazendo com que os turistas permaneçam mais tempo em Manaus.”
Ainda segundo Arthur Virgílio, a administração municipal tem trabalhado para ampliar sua capacidade de investimento, por meio de parcerias.
“Esse pode ser o início daquilo que queremos que seja o ponto forte desta gestão. A busca por parcerias público-privadas, concessões onerosas, entre outras alternativas econômicas, que visam pegar o dinheiro onde ele está sobrando para investir onde ele é necessário. Isso sem onerar o município e possibilitando oferecer as melhorias que a população espera”, afirmou.
Na capital desde a última terça-feira, dia 13, Cadu Guimarães, que é diretor do grupo Eco Parques, visitou alguns dos espaços geridos pelo município e disse que ficou muito bem impressionado.
“Há muitas possibilidades e certamente ficamos bem interessados.”
O grupo é responsável pela gestão e estruturação de vários dos principais parques nacionais. Entre eles o Parque Nacional do Iguaçu, Paineiras Corcovado, Aquário do Rio de Janeiro e outros.
Também presente no encontro, o secretário extraordinário (Semex), Luis Fabian, ressaltou que além dessa parceria, a prefeitura está avaliando a realização de outros projetos por meio de recursos da iniciativa privada. Segundo ele, ao longo dos anos, a administração tem se incumbido de funções que não seriam exatamente do poder público, por isso a necessidade de se criar uma política de concessões e parcerias.
“Partimos de três premissas, sendo a principal delas a desoneração da máquina pública.”
A reunião foi acompanhada pelo vice-prefeito Marcos Rotta, pela primeira-dama Elisabeth Valeiko e por representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Infraestrutura (Seminf), Comunicação (Semcom), Finanças (Semef), além do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).