Parceria desenvolverá parques municipais de Manaus

Dona de uma rica beleza natural, que lhe credencia ao título de Cidade Mundial, Manaus poderá dar um grande passo no fortalecimento das políticas públicas voltadas ao turismo, a partir do desenvolvimento de seus parques municipais. Nessa quarta-feira (14), o prefeito Arthur Virgílio Neto recebeu a diretoria do grupo Eco Parques, que demonstra interesse em investir na capital.

O encontro aconteceu na sede da prefeitura, no bairro Compensa, zona Oeste, onde foram apresentados nove espaços que podem ser contemplados pela parceria como explicou o prefeito.

“Com isso ampliamos os nossos atrativos turísticos, fazendo com que os turistas permaneçam mais tempo em Manaus.”

Ainda segundo Arthur Virgílio, a administração municipal tem trabalhado para ampliar sua capacidade de investimento, por meio de parcerias.

“Esse pode ser o início daquilo que queremos que seja o ponto forte desta gestão. A busca por parcerias público-privadas, concessões onerosas, entre outras alternativas econômicas, que visam pegar o dinheiro onde ele está sobrando para investir onde ele é necessário. Isso sem onerar o município e possibilitando oferecer as melhorias que a população espera”, afirmou.

Na capital desde a última terça-feira, dia 13, Cadu Guimarães, que é diretor do grupo Eco Parques, visitou alguns dos espaços geridos pelo município e disse que ficou muito bem impressionado.

“Há muitas possibilidades e certamente ficamos bem interessados.”

O grupo é responsável pela gestão e estruturação de vários dos principais parques nacionais. Entre eles o Parque Nacional do Iguaçu, Paineiras Corcovado, Aquário do Rio de Janeiro e outros.

Também presente no encontro, o secretário extraordinário (Semex), Luis Fabian, ressaltou que além dessa parceria, a prefeitura está avaliando a realização de outros projetos por meio de recursos da iniciativa privada. Segundo ele, ao longo dos anos, a administração tem se incumbido de funções que não seriam exatamente do poder público, por isso a necessidade de se criar uma política de concessões e parcerias.

“Partimos de três premissas, sendo a principal delas a desoneração da máquina pública.”

A reunião foi acompanhada pelo vice-prefeito Marcos Rotta, pela primeira-dama Elisabeth Valeiko e por representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Infraestrutura (Seminf), Comunicação (Semcom), Finanças (Semef), além do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *